Pular para o conteúdo principal

Edital Processo Seletivo de Voluntários 2018


EDITAL​ ​DO​ ​PROCESSO​ ​SELETIVO​ ​2018​ ​DO​ CURSINHO POPULAR MARIA ELOÁ PARA​ ​​ADMISSÃO​ ​DE​ ​ ​VOLUNTÁRIOS


                O Cursinho Popular Maria Eloá, cursinho pré-ENEM/Vestibular, registrado como projeto de extensão na Universidade Federal de Jataí (UFJ/UFG Jataí), faz saber as/aos interessadas/os que no período de 01/06/2018 a 20/06/2018 estarão abertas as inscrições para as vagas voluntárias de professoras/es e monitoras/es com início das atividades de ensino para o segundo semestre de 2018, via internet, pelo endereço de e-mail oficial cursinhopopularmariaeloa@gmail.com.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1          O período de inscrição online acontecerá entre os dias ​01 e 20 de junho
de 2018​, podendo ser estendido única e exclusivamente pelo Cursinho Maria Eloá, sem aviso prévio​.

1.2          As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail cursinhopopularmariaeloa@gmail.com, ​não​ ​havendo​ ​qualquer​ ​outro​ ​meio​ ​de​ ​inscrição.

1.3          As inscrições devem conter, obrigatoriamente, as seguintes informações:

Nome Completo;
Curso;
Instituição;
Número de matrícula;
Vaga pretendida;
Área pretendida;

1.3.1      Quanto a vaga pretendida, a/o candidata/o deverá especificá-la, ou seja, definir se concorrerá ao ofício de professor ou monitor, sendo permitido se inscrever em ambas modalidades. Já em relação a área pretendida, cabe a/ao candidata/o escolher entre as seguintes áreas do conhecimento:
a)       Ciências Humanas, Sociais e áreas correlatas: filosofia, geografia, história e sociologia;
b)      Ciências da Natureza e áreas correlatas: biologia, física e química;
c)       Linguagens, Literatura e áreas correlatas: português, inglês/espanhol, literatura;
d)      Matemática;

                Além de especificada a área do conhecimento, a/o candidata/o deverá informar a subárea/matéria na qual deseja atuar. É permitido a/o candidata/o se inscrever em mais de uma área do conhecimento e, também, em mais de uma subárea/matéria.

1.3.2      ​Na realização da inscrição as/os candidatas/os devem ter especial atenção à:

a) Ter disponibilidade para desenvolver ​no mínimo 5 horas semanais de atividades vinculadas ao projeto, atividades que englobam: elaboração de aulas, ministrar aulas e reuniões de avaliação didática-pedagógica quinzenais para o cargo pretendido;
b) Ter disponibilidade para participar de reuniões semanais ou quinzenais de acordo​ ​com​ ​o​ ​cargo​ ​pretendido.

1.4       Após o término das inscrições, as/os candidatas/os receberão uma confirmação de suas inscrições via e-mail, até às ​00h do dia ​23 de junho de 2018​. Serão disponibilizadas mais informações sobre o Processo Seletivo ​na página do Facebook Cursinho Popular Maria Eloá, cabendo as/aos candidatas/os ​o acompanhamento​ ​das​ ​mesmas.

2. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO E SELEÇÃO

2.1   O Processo Seletivo ocorrerá em quatro etapas para professores e monitores:

1)      Inscrição online via e-mail;
2)      Prova de avaliação de conhecimentos específicos;
3)      Simulação de aula e/ou monitoria;
4)      Entrevista presencial.

                Quanto a prova de avaliação de conhecimentos específicos, a/o candidata/o deverá responder 10 perguntas da área básica de conhecimento da matéria por ela/ele escolhida, cujo nível de resolutividade se assemelhará ao das questões do ENEM. Já em relação a simulação, as/os candidatas/os concorrentes à professoras/es deverão simular uma aula de vinte minutos, enquanto as/os concorrentes á monitoras/es deverão simular uma monitoria de 10 minutos.
                Para a simulação das/dos professoras/es, serão enviados previamente três temas diferentes, e será sorteado apenas um para a simulação. O/A professor/a deverá dar uma mini aula para os avaliadores, utilizando de uma boa didática e respondendo aos objetivos do tema sorteado em sua área do conhecimento.
                Para a simulação das/dos monitoras/res, serão enviadas previamente perguntas de três temas diferentes, e será sorteado apenas um tema para a simulação.  As/Os monitoras/res deverão dar uma mini monitoria para os avaliadores, utilizando de uma boa didática e respondendo às perguntas do tema sorteado em sua área do conhecimento.
                Quanto a entrevista presencial, esta ocorrerá logo após as simulações, no mesmo dia, tendo como objetivo conhecer as/os candidatas/os e compreender suas expectativas.
               
Quadro I – Cronograma das Etapas
ETAPA
DATA
LOCAL
Inscrição online via e-mail
01 a 20 de junho de 2018
Endereço de e-mail
Prova de avaliação de conhecimentos específicos
25 de junho
UFG Campus Riachuelo
Simulação de aula e/ou monitoria
02 de julho
UFG Campus Riachuelo
Entrevista presencial
02 de julho
UFG Campus Riachuelo
Divulgação do resultado
07 de julho
Endereço de e-mail e página do Facebook


3. DOS CARGOS E CRITÉRIOS

                Os​ ​candidatos​ ​poderão​ ​concorrer​ ​para​ ​as​ ​vagas​ ​nos​ ​seguintes​ ​cargos:
Quadro II - Cargos
CARGO
ÁREA
Professor/a
Matemática,Física,Química,Biologia,
Geografia,História,Filosofia,Sociologia,
Português,Redação,Literatura, espanhol e Inglês ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​ ​​ ​​ ​​
Monitor/a
Matemática,Física,Química,Biologia,
Geografia,História,Filosofia,Sociologia,
Português,Redação,Literatura, espanhol e Inglês ​​ ​​ ​​ ​​ ​​​ ​​ ​​ ​​

3.1          Além de ministrar as aulas, as/os ​professoras/es ​devem estar sempre dispostas/os a tirar quaisquer dúvidas dos alunos, a preparar simulados, a dar aulões, a​ ​fornecer​ ​materiais, ​a​ ​elaborar​ ​listas​ ​de​ ​exercícios. É necessária disponibilidade presencial​ ​para​ ​ministrar​ ​as​ ​aulas nos períodos determinados.

3.2          Além de ministrar as monitorias, as/os ​monitoras/es ​devem estar sempre dispostas/os a tirar quaisquer dúvidas dos alunos, a preparar simulados, a dar aulões, a​ ​fornecer​ ​materiais, ​a​ ​elaborar​ ​listas​ ​de​ ​exercícios. É necessária disponibilidade presencial​ ​para​ ​ministrar​ ​as​ ​monitorias nos períodos determinados.

4. DO RESULTADO
4.1          As/os ​candidatas/os aprovadas/os e as/aos classificadas/os para o cadastro no Processo Seletivo serão contatadas/os via e-mail até o dia 23 de junho de 2018, assim como as/os candidatas/os não aprovadas/os e não classificadas/os.
Observação: As/os candidatas/os aprovadas/os deverão participar dos eventos de recepção​ ​de​ ​novos​ ​membras/os, ​que​ ​ocorrerão​ ​no​ ​início​ ​do​ ​próximo​ ​semestre​ ​letivo.     

5. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1          À/ao membra/o voluntária/o do Cursinho Popular Maria Eloá selecionado neste Processo Seletivo terá o início das suas atividades de planejamento e formação na primeira quinzena de julho de 2018 e primeira semana de agosto de 2018 (formação).
                 As atividades de ensino terão início a partir do evento de recepção das/os estudantes do ensino médio, estudantes do cursinho popular Maria Eloá. Tal atividade acontecerá no início do segundo semestre letivo de 2018.
               O membro selecionado tem o compromisso de assumir as tarefas do cargo do qual foi alocado ​até o final do segundo semestre letivo de 2018​, podendo ser prorrogado para o final do próximo​ ​ano​ ​letivo.

5.2          Quaisquer dúvidas relacionadas ao Processo Seletivo podem ser encaminhadas​ ​ao​ ​e-mail​ cursinhopopularmariaeloa@gmail.com .

5.3          O cursinho popular Maria Eloá poderá, a seu critério, fazer alterações neste Edital, as quais serão divulgadas na página eletrônica do Facebook – Cursinho Popular Maria Eloá -, em prazo hábil, por meio de editais complementares ou retificadores, que serão incorporados a este Edital.

5.4          Os casos especiais ou omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão responsável​ ​pelo​ ​Processo​ ​Seletivo.

5.5          A inscrição da/o candidata/o neste Processo Seletivo implicará a aceitação de​ ​todos​ ​os​ ​termos​ ​deste​ ​Edital.

6. DO PRAZO DE VALIDADE

6.1          Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.    


Jataí, 31 de maio de 2018
Equipe de coordenação geral do cursinho popular Maria Eloá


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Cursinho

                O conhecimento tecnológico e científico tem sido cada vez mais cobrado dos jovens da geração atual. Entretanto, em uma sociedade informatizada e dinâmica, nem todos têm acesso ao ensino qualificado que permita a entrada na comunidade acadêmica e em instituições de ensino superior. A desigualdade social presente no país e em vários lugares impossibilita, muitas vezes, a população de baixa renda de sonhar com um futuro melhor e romper com ciclos de pobreza, através da educação. O ingresso no ensino superior da maior parte das universidades federais do Brasil se dá, atualmente, pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Através desse sistema, os candidatos utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para concorrer a uma vaga em universidades federais e estaduais. Infelizmente, o ensino das escolas públicas ainda não é suficiente para preparar os estudantes para a entrada no ensino superior. Esse problema é ainda mais agravante para a população de baix

Encontro Com Maria Eloá

O Cursinho Popular Maria Eloá teve o grande prazer de visitar e homenagear Maria Eloá, um grande exemplo de mulher, representante da nossa classe e da educação. Ela foi uma das primeiras professoras da cidade de Jatai, crescida na comunidade camponesa, em uma sociedade na qual o contexto era de crise econômica, repressão e preconceitos. Maria Eloá foi militante e resistente à ditadura militar e, apesar de todas as dificuldades, é um exemplo de que é possível vencer barreiras e quebrar ciclos de pobreza através da educação. É com grande felicidade que o cursinho toma seu nome oficialmente por um símbolo de conquista e educação popular, através dessa homenagem!

RETIFICAÇÃO DE EDITAL

A equipe de coordenação do Cursinho Popular Maria Eloá torna público aos candidatos que o cronograma previsto no edital será retificado, devido a motivos de força maior, envolvendo os trâmites burocráticos de reserva de salas para o processo seletivo.  Dessa forma, fazemos saber que  as inscrições para voluntários estão prolongadas até o dia 12 de julho de 2018 e que o novo cronograma terá sua publicação em breve, após revisão e ajustes. Aos candidatos inscritos será enviado e-mail com instruções e informações acerca da fase de prova do processo seletivo. Quaisquer dúvidas serão esclarecidas pelo contato cursinhopopularmariaeloa@gmail.com  Ass: Coordenação Cursinho Popular Maria Eloá