O conhecimento tecnológico e
científico tem sido cada vez mais cobrado dos jovens da geração atual. Entretanto,
em uma sociedade informatizada e dinâmica, nem todos têm acesso ao ensino
qualificado que permita a entrada na comunidade acadêmica e em instituições de
ensino superior. A desigualdade social presente no país e em vários lugares
impossibilita, muitas vezes, a população de baixa renda de sonhar com um futuro
melhor e romper com ciclos de pobreza, através da educação.
O
ingresso no ensino superior da maior parte das universidades federais do Brasil
se dá, atualmente, pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Através desse
sistema, os candidatos utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
para concorrer a uma vaga em universidades federais e estaduais. Infelizmente,
o ensino das escolas públicas ainda não é suficiente para preparar os
estudantes para a entrada no ensino superior. Esse problema é ainda mais
agravante para a população de baixa renda, a qual não tem acesso ao ensino
complementar preparatório, como os pré-vestibulares particulares. Diante desse
quadro, é necessário iniciativas para alterar esta realidade.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais (Inep), a última avaliação do Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb) da cidade de Jataí mostra que o nível de aprendizagem
dos alunos de escolas públicas nos anos finais do ensino básico obteve nota
5,57 em uma classificação de 0 a 10. Este resultado revela um baixo nível de
aprendizagem dos alunos acerca do conteúdo programático, os quais chegam no
ensino médio com deficiência de conhecimentos básicos essenciais, o que reflete
no egresso dos estudantes em formação no segundo grau e no seu preparo para os
vestibulares. Conforme a divulgação do Ministério da Educação (MEC), a média
geral da nota do ENEM das escolas públicas jataienses foi de apenas 496,9 no
último censo (2016). Dessa forma, é visível o quanto os estudantes de escolas
públicas de Jataí necessitam de um ensino complementar para sua formação e para
alcançar uma vaga em uma instituição de ensino superior qualificada, enquanto o
nível e a qualidade da educação pública primária e secundária não se elevam.
Na
cidade de Jataí, dentre a população de estudantes do 1° e 2° grau
(aproximadamente 22 mil), quase 10 mil estão no ensino médio, sendo a maioria
distribuída pelas 49 escolas da rede pública. De acordo com o censo do
Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) -2015-, entre o total de
matrículas do ensino médio, apenas 18% são da rede privada, sendo 82%
matrículas no ensino público da cidade. Além disso, o IBGE também mostrou com a
relação do censo demográfico per capita que,
dentre a população total da cidade, apenas 24% possui de 2 a 5 ou mais de 5
salários mínimos, ou seja, 76% da população sobrevive com renda de 0,5 (meio) a
2 salários mínimos, o que revela grande desigualdade social. Dessa forma,
cruzando todos os dados, depreende-se que muitos estudantes que estão
finalizando o ensino médio possuem renda baixa e um ensino defasado, assim como
baixas chances de ingressar no ensino de nível superior.
Em
razão a defasagem de Jataí com relação ao seu desenvolvimento educacional, no
que se refere a formação de conhecimento dos alunos para o ENEM e outros
vestibulares, é necessária a criação e implementação de projetos sociais e
educacionais que visem melhorar o ensino-aprendizado dos alunos do município.
Embora o governo e a iniciativa privada estejam promovendo reformas na educação
para alterar a presente situação do sistema educacional, as transformações e
mudanças ocorrem lentamente. A Universidade Federal de Goiás – Jataí deve se
conscientizar desses problemas e colaborar para o desenvolvimento educacional
do município, tanto por possuir recursos humanos qualificados e infraestrutura
quanto por necessitar devolver á comunidade o investimento que ela dispõe para
a permanência e evolução da Instituição.
Uma das formas de contribuir com o
desenvolvimento educacional da cidade de Jataí é a implantação de um cursinho
pré-vestibular gratuito, ofertado por voluntários vinculados á UFJ/UFG Jataí (graduandos
e pós-graduandos) e destinado aos alunos que estejam concluindo ou que já
concluíram o terceiro ano do ensino médio em escolas da rede pública e que
possuem renda familiar igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita.
O Cursinho Popular Maria Eloá é um Projeto Educacional de capacitação e preparação de estudantes de
escolas públicas municipais ou estaduais para o Exame Nacional do Ensino Médio, que visa promover o ingresso de alunos do município na
UFG – Jataí, reduzir a
desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior na região e dar oportunidade aos voluntários de ter a experiência de um trabalho
social dentro de sua área de atuação, na realidade do município, além do olhar
crítico voltado para a resolutividade de problemas.
VENHA FAZER PARTE DESSE PROJETO!
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