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O Cursinho


       
        O conhecimento tecnológico e científico tem sido cada vez mais cobrado dos jovens da geração atual. Entretanto, em uma sociedade informatizada e dinâmica, nem todos têm acesso ao ensino qualificado que permita a entrada na comunidade acadêmica e em instituições de ensino superior. A desigualdade social presente no país e em vários lugares impossibilita, muitas vezes, a população de baixa renda de sonhar com um futuro melhor e romper com ciclos de pobreza, através da educação.

O ingresso no ensino superior da maior parte das universidades federais do Brasil se dá, atualmente, pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Através desse sistema, os candidatos utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para concorrer a uma vaga em universidades federais e estaduais. Infelizmente, o ensino das escolas públicas ainda não é suficiente para preparar os estudantes para a entrada no ensino superior. Esse problema é ainda mais agravante para a população de baixa renda, a qual não tem acesso ao ensino complementar preparatório, como os pré-vestibulares particulares. Diante desse quadro, é necessário iniciativas para alterar esta realidade.

            Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade de Jataí mostra que o nível de aprendizagem dos alunos de escolas públicas nos anos finais do ensino básico obteve nota 5,57 em uma classificação de 0 a 10. Este resultado revela um baixo nível de aprendizagem dos alunos acerca do conteúdo programático, os quais chegam no ensino médio com deficiência de conhecimentos básicos essenciais, o que reflete no egresso dos estudantes em formação no segundo grau e no seu preparo para os vestibulares. Conforme a divulgação do Ministério da Educação (MEC), a média geral da nota do ENEM das escolas públicas jataienses foi de apenas 496,9 no último censo (2016). Dessa forma, é visível o quanto os estudantes de escolas públicas de Jataí necessitam de um ensino complementar para sua formação e para alcançar uma vaga em uma instituição de ensino superior qualificada, enquanto o nível e a qualidade da educação pública primária e secundária não se elevam.
           
Na cidade de Jataí, dentre a população de estudantes do 1° e 2° grau (aproximadamente 22 mil), quase 10 mil estão no ensino médio, sendo a maioria distribuída pelas 49 escolas da rede pública. De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) -2015-, entre o total de matrículas do ensino médio, apenas 18% são da rede privada, sendo 82% matrículas no ensino público da cidade. Além disso, o IBGE também mostrou com a relação do censo demográfico per capita que, dentre a população total da cidade, apenas 24% possui de 2 a 5 ou mais de 5 salários mínimos, ou seja, 76% da população sobrevive com renda de 0,5 (meio) a 2 salários mínimos, o que revela grande desigualdade social. Dessa forma, cruzando todos os dados, depreende-se que muitos estudantes que estão finalizando o ensino médio possuem renda baixa e um ensino defasado, assim como baixas chances de ingressar no ensino de nível superior.

Em razão a defasagem de Jataí com relação ao seu desenvolvimento educacional, no que se refere a formação de conhecimento dos alunos para o ENEM e outros vestibulares, é necessária a criação e implementação de projetos sociais e educacionais que visem melhorar o ensino-aprendizado dos alunos do município. Embora o governo e a iniciativa privada estejam promovendo reformas na educação para alterar a presente situação do sistema educacional, as transformações e mudanças ocorrem lentamente. A Universidade Federal de Goiás – Jataí deve se conscientizar desses problemas e colaborar para o desenvolvimento educacional do município, tanto por possuir recursos humanos qualificados e infraestrutura quanto por necessitar devolver á comunidade o investimento que ela dispõe para a permanência e evolução da Instituição.

            Uma das formas de contribuir com o desenvolvimento educacional da cidade de Jataí é a implantação de um cursinho pré-vestibular gratuito, ofertado por voluntários vinculados á UFJ/UFG Jataí (graduandos e pós-graduandos) e destinado aos alunos que estejam concluindo ou que já concluíram o terceiro ano do ensino médio em escolas da rede pública e que possuem renda familiar igual ou inferior a 1,5 (um e meio) salário mínimo per capita.

             O Cursinho Popular Maria Eloá é um Projeto Educacional de capacitação e preparação de estudantes de escolas públicas municipais ou estaduais para o Exame Nacional do Ensino Médio, que visa promover o ingresso de alunos do município na UFG – Jataí, reduzir a desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior na região e dar oportunidade aos voluntários de ter a experiência de um trabalho social dentro de sua área de atuação, na realidade do município, além do olhar crítico voltado para a resolutividade de problemas.

VENHA FAZER PARTE DESSE PROJETO!

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Encontro Com Maria Eloá

O Cursinho Popular Maria Eloá teve o grande prazer de visitar e homenagear Maria Eloá, um grande exemplo de mulher, representante da nossa classe e da educação. Ela foi uma das primeiras professoras da cidade de Jatai, crescida na comunidade camponesa, em uma sociedade na qual o contexto era de crise econômica, repressão e preconceitos. Maria Eloá foi militante e resistente à ditadura militar e, apesar de todas as dificuldades, é um exemplo de que é possível vencer barreiras e quebrar ciclos de pobreza através da educação. É com grande felicidade que o cursinho toma seu nome oficialmente por um símbolo de conquista e educação popular, através dessa homenagem!

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